Pages - Menu

Como encontrar editoras para enviar o seu livro


Depois de meses e de alguns bons dias do ano novo terem se passado, voltei com novas dicas.

Primeiro, queria agradecer a todos que vêm me dando feedbacks sobre as postagens aqui do blog e aos que me mandam novas perguntas. Vocês me dão vontade de continuar aqui!

Enfim, agora vamos ao que interessa.

Uma das perguntas frequentes que eu venho recebendo depois do post em que eu falo sobre tipos de editoras, é como procurá-las. Também vivem me pedindo indicações de editoras.

Bom, eu, sinceramente, não posso indicar uma editora com a qual eu não fechei contrato. Só fechei contrato com a Literata (que não aceitará originais ao longo de 2014 inteiro). Também é difícil eu dizer as editoras com as quais eu tentei publicar meu primeiro livro, porque, quando este post ficar velho, provavelmente algumas delas não estarão mais “vivas” e novas surgirão.

Por conta de tudo isso, resolvi fazer esse post com duas dicas simples de como procurar uma casa para você e seu livro:


Dica 1: Vá às livrarias na parte de Literatura Nacional e veja por quais editoras aqueles livros foram publicados.
Achei várias editoras dessa maneira, e já é uma garantia que elas possuem uma boa distribuição em livrarias físicas e, principalmente, que publicam livros de autores nacionais.


Dica 2: procure saber em qual editora os autores nacionais atuais estão.
Ou pelo menos procure saber em quais editoras eles publicaram seus PRIMEIROS livros (que provavelmente foi em uma editora pequena ou independente, para depois conseguirem ir para uma grande). Descobri muitas editoras assim também.

Acredite, depois disso, sua lista vai crescer e muito e é sempre bom ter mais opções de casas (principalmente quando vamos recebendo os primeiros "não").

- Vale a pena falar também que é sempre bom entrar em contato com alguns autores para perguntar a experiência que eles tiveram com suas editoras. Foi boa, foi ruim? Por quê? Talvez nem todos queriam faltar, então relaxem e não fique correndo atrás do autor caso enchendo o saco do coitado.

Bom, gente, é isso. O Post é curtinho, mas espero que seja muito útil para vocês. Quem tiver mais dicas de como procurar editoras, fale nos comentários que eu atualizo o post com os devidos créditos.


AAAAH, mas antes de irem embora, tenho coisas boas para contar. A primeira é que a capa do meu livro já foi divulgada! E a outra é que dia 22 de fevereiro eu estarei lá no Parque Ibirapuera (em São Paulo) para o 2º Encontro Literário, onde eu irei falar mais sobre o meu livro e darei uma oficina com dicas para autores! Também responderei qualquer dúvida que vocês tenham sobre como publicar um livro. Espero vocês lá!


Para mais informações: 

2 comentários: