Como criar um site profissional... Grátis!

por Clara Savelli
Rio de Janeiro


Olá pessoal! 
Será que vale uma apresentação antes de começar nosso tema de hoje?
Eu sou a Clara Savelli, escritora de Mocassins e All Stars, romance adolescente que já vendeu praticamente toda sua primeira edição. A segunda está prevista para Abril desse ano. Detesto falar de mim mesma, fico tímida (mesmo escrevendo). Acessa ali a aba de biografia e me stalkeie a vontade.

Quando eu criei meu site pessoal, penei um pouco. Eu tentei em diversas plataformas e falhei miseravelmente. Não entendo nem o mínimo de HTML e todos os webdesigners que eu conhecia cobravam uma grana preta (que eu não tinha e ainda não tenho).

Minha vida mudou quando eu conheci o WIX.

Antes de mais nada, que tal vocês darem uma olhada no meu site? http://www.clarasavelli.com/
Quando terminarem, voltem aqui!

Agora me respondam: para quem não sabe nada de HTML, até que ele está bem profissional, não é? Pois é, gente! Mérito do Wix!

Explico: a meta do Wix, para início de conversa, é facilitar a vida de pessoas como eu e você que não entendemos nada de programação e não temos 5 mil reais para pagar no design do nosso site. E ele facilita mesmo, porque a plataforma é muito intuitiva e em português! Muitas vezes eu me esquecia que estava trabalhando com um site, pensando que estava trabalhando em um editor de imagens ou no próprio word!

Estão duvidando? Sem problemas, vou mostrar um estudo de caso para vocês!

Sabe a Aimee Oliveira? Ela também é colaboradora aqui no blog e autora do livro Pela Janela Indiscreta. Ela ainda não tem um site pessoal e eu vou fazer um para ela secretamente, mostrando o passo a passo para vocês. Ela não sabe disso, é surpresa!

Primeiro passo: criar uma conta no Wix.
Use o seu e-mail profissional também, para as coisas não ficarem muito confusas. Eu usei um e-mail nosso, mas é possível mudar depois.
O próximo passo é escolher qual é a finalidade do seu site. Não precisa ficar preocupado, você pode escolher templates de qualquer tema, isso é só para categorizar.
Eu achei que pessoal > currículo fazia mais sentido, mas você pode escolher outra categoria que considere mais justa.
Aí vamos para a parte mais divertida: ESCOLHER O TEMPLATE! São muitas opções e você provavelmente vai perder um tempão fazendo isso! Todavia, quero avisar que você pode mudar TUDO. Cores, desenhos, fotos... Enfim, tudo. Para vocês terem uma ideia, o template original do meu site é esse:

E vocês viram como ele está hoje, né? Olhem de novo: www.clarasavelli.com



Eu vou escolher um template pra Aimee e espero que ela goste. Porém, se ela não gostar, ainda pode mudar  e nem tudo está perdido! Agora é só clicar em editar o template que você escolheu e tcharan, apresento-vos o editor:

Parece assustador, mas eu juro que é fácil!


Esse MENU do lado é o que vai te guiar por todo sempre. O menu páginas é o que vai te deixar editar as páginas que vão existir no seu site, como essas do menu. Você pode criar páginas ''ocultas'' também - ou seja, que fazem parte do site, mas não fazem parte do Menu. 

A aba com o pincel é o Design... Ou seja, você pode mudar o background, as fontes, as cores e etc. A aba com (+) é a que te permite adicionar coisas extras a página... Como imagens, novos textos, vídeos, etc... Mas calma, vamos por partes... Eis a alteração que eu fiz na HOME, usando só esses botões:



Lembrando que dá pra editar TUDO. Do cabeçalho ao rodapé! Fique atento para não deixar nenhum detalhe escapar! Mas se deixar escapar, também não se desespere: dá pra arrumar depois. E tem mais: você pode ficar editando eternamente e não publicar até você estar certa que ele está perfeito. Mas não esqueça de salvar as modificações. É no menu superior direito!

Enfim, você tem que seguir esse padrão de modificações por todas as páginas do seu site. Você pode criar páginas, alterar estilos, ocultar as páginas para que elas existam, mas não sejam visíveis no menu... Enfim, existem muitas possibilidades! Se eu fosse falar de tudo, o post ia ficar gigantesco! Eu nem tenho condições de falar tudo. A verdade é que a maior parte das coisas você só descobre fuxicando e arriscando.

Eu publiquei o site da Aimee, mesmo que ainda não esteja 100% pronto, para que vocês pudessem ver o resultado final. Depois ela pode editar da maneira que achar melhor com minhas dicas nesse post e minha assessoria posterior.

Ah! Uma coisa muito importante! O site é gratuito, mas o link fica com o formato do wix, visto que você não comprou um domínio. Por exemplo, o site da Aimee ficou: http://tactriadeliteraria.wix.com/aimeeoliveira.

TAC Tríade Literária porque foi o e-mail que usei para criar o wix. Quando ela alterar o e-mail, isso também será alterado (até onde eu me lembro).

Se você quiser comprar um domínio, o WIX também te possibilita isso. Todavia, você precisará comprar um plano anual. Existem várias modalidades e não é tão caro assim.



Mas é tudo super explicado no próprio WIX. Juro, é como se ele tivesse saído daquela série de livros para leigos. Quem sabe posteriormente faço um post SÓ sobre isso! E também sobre como vender os livros pelo pagseguro (que ainda não coloquei no site novo da Aimee, mas tem no meu).

Por hoje, a dica é essa! O post já ficou enorme! Enfim, vejam novamente o resultado final: http://tactriadeliteraria.wix.com/aimeeoliveira

Quem chegou até aqui é realmente vitorioso (ou quer muito mesmo fazer um site)! Boa sorte :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário