Pages - Menu

Oficina do Autor #1: O que é um escritor?

Para quem não sabe, eu sou escritora e vou publicar meu primeiro livro de maneira independente em novembro desse ano. Não foi fácil chegar até onde eu cheguei. Sair do primeiro parágrafo para um livro registrado em busca de uma editora foi bem complicado. Mas consegui dar o primeiro passo de maneira segura e sábia e creio que meus próximos passos também serão assim.

Como a maioria dos autores iniciantes, eu não tinha experiência alguma e ninguém para me instruir. Enchi o saco de alguns escritores com algumas perguntas (e até que eles me responderam de bom grado), mas chegou uma hora que comecei a ficar com vergonha de tanto perguntar (afinal, o autor está ali para falar do livro dele, e não me ajudar com o meu trabalho). Por conta disso eu cavucava a internet em busca de respostas para as minhas perguntas inocentemente óbvias kkkk Acontece que nem sempre eu encontrava essas respostas, ou, se encontrava, estavam incompletas ou mal explicadas. Por isso eu tive que dar minha cara a tapa por aí.

Descobri um mundo literário totalmente diferente do que eu ouvia falar e, desde aquela época, após cada descoberta e experiência, eu me comprometi que um dia eu iria ter um blog e postar lá as respostas de todas as dúvidas que eu tive (até das mais idiotas) para facilitar a mente e a vida (e o bolso) de todos os escritores iniciantes.

Então hoje é o primeiro post da tag Oficina do Autor, e creio que muitos outros virão!

ANTES DE TUDO...
O quê é ou quem é um escritor parece uma pergunta bastante idiota, não é mesmo? Ainda mais para ser uma pauta de um primeiro post, mas, acredite, não é.

Lembro que quando eu estava escrevendo o meu primeiro livro por diversão e acabei percebendo que era aquilo mesmo que eu queria fazer para o resto da minha vida, me peguei perguntando para mim mesma “quando eu serei uma escritora de verdade?”.

A minha dúvida era em qual momento eu poderia me denominar escritora. Parece ser outra pergunta bem idiota (afinal, escritor não é simplesmente uma pessoa que escreve?), porém até hoje eu encontro com pessoas que escrevem há anos mas que não se denominam escritores pelo simples fato de não terem sido publicados ainda. Uma bobeira, e mais para frente você vai concordar comigo (ou não. Tudo bem também kkkkk).

DEFINIÇÃO DA PALAVRA “ESCRITOR”
Na maioria dos dicionários a palavra “escritor” é definida como “autor de livros literários ou científicos”. Nada muito complexo. Nada como “escritor já publicado”.

Relacionar a palavra “escritor” com “publicação” é algo que foge do verdadeiro significado da palavra. É algo que nós atribuímos ao longo dos anos.

Então, resumidamente, escritor é mesmo aquele que escreve.

DEFINIÇÃO DA PALAVRA “ESCRITOR” PARA A MARINE
Embora a definição da palavra “escritor” seja bem simples, para mim é um pouco mais complexa...

Por exemplo, eu não considero uma pessoa como escritora pelo simples fato dela escrever. Ela pode produzir pequenos textos ou crônicas há anos, mas faz isso apenas por diversão; ela mesma não se vê fazendo aquilo pelo resto da vida. Para mim, esse tipo de pessoa não é escritora, porque ela não se enxerga como uma.

Outro exemplo: um garoto está escrevendo seu primeiro livro há algum tempo, mas ele vê que é aquilo mesmo que ele quer fazer pelo resto da vida. Para mim ele é mais escritor do que aquela garota que escreve textos e crônicas há anos.

Logo que eu entrei na faculdade, havia um garoto na minha turma que, na hora de se apresentar para todo mundo, disse que “queria ser escritor”. Mais tarde eu perguntei para ele se ele já escrevia e ele disse que sim, então eu ri e respondi “então você não quer ser escritor, você já é”.

Resumidamente, eu defino como escritor aquela pessoa que quer ser escritora e já escreve. Não relaciono isso com “publicação” nem com o tempo de escrita. Você só vai ser escritor se quiser (e se escrever, claro). Agora, se você é um bom ou mal escritor, aí é outra história...

TIPOS DE ESCRITOR
Há vários tipos de escritor. Os romancistas (que escrevem romances (ou seja, livros em prosa e não livro românticos!)), os poetas (que escrevem poesias), os cronistas (que escrevem crônicas), os contistas (que escrevem contos) e por aí vai...

HÁ ALGUM CURSO OU DIPLOMA QUE EU DEVO TER PARA SER ESCRITOR?
Eu recebi essa pergunta semana passada e a achei bastante curiosa. Depois de tanto tempo, ainda há pessoas que acreditam que dependem de um diploma para serem efetivamente escritores, mas esse diploma não existe.

No meio artístico, geralmente não se necessita de um diploma para exercer a profissão. Um ator não é menos ator porque não fez nenhuma novela da Globo; um guitarrista, não é menos guitarrista porque sua banda ainda não estourou na mídia... E por aí vai. Acontece que essas pessoas que ainda não foram reconhecidas, são consideradas amadoras. Então, se você é escritor e ainda não foi publicado, você é um escritor amador.

Calma, antes, antes de levar a palavra para o lado negativo, vamos ver seu real significado:
       
       a.ma.dor
1.    aquele que ama
2.    aquele que exerce alguma atividade sem interesse pecuniário
3.    aquele que se dedica apenas por vontade ou curiosidade, não por profissão
4.    aquele que é inexperiente

Viu? Nem é tão ruim assim.

Mas voltando ao assunto: não, não existe curso que te transforme em escritor ou te dê esse título. Muitos autores não se denominam escritores justamente por pensarem que esse tal curso existe (mas não existe!). Há cursos universitários que complementam a profissão do escritor (como Jornalismo e Letras), mas nenhum deles forma escritores.

Eu faço Letras, mas eu não vou sair da faculdade cronista, poetisa ou coisa do tipo. Lógico que o curso ajuda a melhorar sua escrita, mas em nenhum momento vai ter dar talento caso você não tenha. Não é esse o intuito do curso.

No caso do curso de jornalismo, é certo que você sai de lá sabendo fazer notícia, porque é um texto “técnico”. Porém, embora no curso você estude sobre conto e crônica jornalística, você não sairá de lá um cronista ou contista. Se você não tiver talento, jornal ou revista nenhuma dará espaço para seus textos.
Como eu disse, é escritor quem quer e se dedica a isso.

A IMPORTÂNCIA DE SE AUTODENOMINAR ESCRITOR
Nenhum anjo desceu do céu com uma trombeta e disse para mim “Marine! Agora você é escritora! Se assuma”. Não.

Entre 2009 e 2011 eu postei meu primeiro livro na internet. Tive vários leitores durante esses anos e, conforme o tempo foi passando, eles começaram a me chamar de escritora. Por conta disso, foi mais fácil eu me assumir como uma, porque outras pessoas me colocaram nesse papel primeiro.

Mesmo assim, não é fácil se autodenominar escritor. Você começa a pensar que os outros vão te achar prepotente ou algo assim, mas fazer isso é de extrema importância. Quando você assume como escritor, você passa a levar seus projetos e sua escrita com mais seriedade. Seu senso autocrítico aumenta e a autoestima também.

Por exemplo, lembra daquele do garoto da minha faculdade que dizia “eu quero ser escritor”? Então... Peguei no pé dele o tempo todo, dizendo que ele era sim um escritor e ia apresentando os meus argumentos para ele acreditar nisso. Conforme foi passando tempo, ele começou a aceitar isso. Agora que ele se autodenomina escritor, eu vejo que ele está se dedicando muito mais nos projetos dele, levando tudo com mais dedicação e seriedade.

MAS TEM CERTEZA QUE NÃO VÃO ME ACHAR PREPOTENTE?
Meu anjo, só irão te achar prepotente se você disser que é o pica das galáxias da literatura.

Assuma seu status! Se você está no começo da carreira, diga que é um escritor iniciante. Se ainda não foi publicado, diga que é um escritor que esta lutando por uma publicação. Mas assuma-se! Não tenha medo de dizer que é escritor. Principalmente, não tenha medo de dizer isso para você mesmo. Esse é o segundo grande passo da vida de um escritor (o primeiro é escrever, claro).


Bom, é isso. Esse é o primeiro post da Oficina de Autores e espero que tenha ajudado algumas pessoas. Qualquer dúvida sobre escrita, sobre a carreira do escritor, ou sugestão de pauta, envie por comentário. Quem sabe sua dúvida/sugestão vira o tema do próximo post?


Até mais, galero!

9 comentários:

  1. Muito bacana :)
    Descreve bem o processo que eu estou vivendo, esse de "escritor iniciante". É incrível como de vez em quando a gente demora que para ser escritor o primeiro passo é escrever.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, adorei! E parabéns pelo futuro livro, espero que seja um sucesso e o início de uma carreira de sucesso...


    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post. Esclarecedor! Boa sorte e vou continuar acompanhado vc por aqui! :)

    ResponderExcluir
  4. Acho que esse blog vai ter um espaço na minha barra de favoritos. Esse post, sinceramente, me motivou e me fez repensar algumas coisas. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico feliz por ter ajudado a te motivar. Sucesso na carreira! Beijos ;*

      Excluir
  5. Denomino-me escritor iniciante. Concordo com você quando diz que se aceitar escritor motiva e melhora a autoestima.

    ResponderExcluir
  6. Adorei, estou a escrever meu primeiro livro de romance, mas já me considero há tempos como escritora. Até porque quando escrevemos para outros, no intuito de contribuir com nossas experiências de escrita, elas mesmas já nos vê como tal. Tenho 3 blogs também e escrevo para sites diversos!
    Obrigada pelo post, demais!!!
    bjos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, é sempre bom ver o seu ponto de vista Marine :)

    ResponderExcluir